Viajar com crianças no carro requer atenção redobrada, exige programação e muita paciência, afinal, existem diversos cuidados especiais que precisam ser tomados em viagens com os pequenos.
E para ajudar os papais de primeira viagem, e aqueles que ainda não se adaptaram às viagens em família, reunimos algumas medidas de segurança que devem ser adotadas por pais e responsáveis durante passeios. Confira:
1. Criança só no banco de trás: As crianças com menos de 10 anos devem ser transportadas no banco de trás, segundo a legislação nacional de trânsito, e sempre com o cinto de segurança.
2. A cadeirinha ou booster são itens obrigatórios: A cadeirinha (ou bebê-conforto), deve ser usada desde os primeiros dias de vida do recém-nascido. Os boosters, aqueles assentos, são para crianças maiores, de 4 até 10 anos. Elas servem para manter as crianças na altura adequada para usar o cinto de segurança do carro.
3. Não alimente no carro: Deve-se evitar dar comida às crianças no carro, em especial para os pequenos até os três anos de idade. O movimento pode fazê-la engasgar e causar enjoos. O ideal é alimentar o bebê antes de sair de casa, depois, só quando chegar ao destino, ou se fizer paradas para tal. Lembrando que as paradas devem ter um tempo considerado para a criança engolir direito e não passar mal no carro.
4. Faça paradas estratégicas: Evite viajar mais de duas ou três horas seguidas. Viagens longas cansam incomodo até nos adultos, imagine nas crianças e nos bebês. Algumas paradas para relaxar são necessárias para tornar o passeio mais prazeroso, seguro e tranquilo. Aproveite o momento para ir ao banheiro, comer algo, ou simplesmente fotografar a paisagem.
5. Documentos: Não esqueça os documentos das crianças, como RG (se houver), Certidão de Nascimento e Carteirinha do Convênio Médico. Se você está levando na viagem uma criança que não é seu filho, como um sobrinho, ou amiguinho do filho, por exemplo, é importante ter uma autorização de viagem por escrito, assinada pelo pai e pela mãe, com firma reconhecida em cartório.
6. Saúde: Não esqueça de levar remédios para febre, dor de garganta, gripe, dor de barriga, antialérgicos e repelentes.
7. Alimentação: Se você está viajando com um bebê e ele já come papinha, faça um esforço e leve a própria alimentação. Nunca se sabe se o destino terá mercado ou equipamentos para o preparo da comida. Além disso, economizar no tempo e aproveitar mais a viagem é o ideal.
Por fim, faça a viagem ser divertida, ela ficará para sempre na memória do seu pequeno.