Roteiros

Rota ecoturística Caminho do Sal une Santo André, São Bernardo e Mogi

O Caminho do Sal é uma rota ecoturística que conecta as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Mogi das Cruzes, localizadas na região metropolitana de SP.

A soma de todo o percurso resulta em cerca de 50 km de muita aventura e belas paisagens em meio à Mata Atlântica.


Composto principalmente por estradas de terra e cascalho, o caminho permite a prática de Mountain Bike, cicloturismo, caminhadas de longa distância, corrida rústica ou de montanha, e cavalgada.

Há trechos com diversos graus de dificuldade que atendem do esportista mais experiente ao iniciante.

A rota é dividida em três partes: Trecho do Zanzalá (15km), Trecho dos Carvoeiros (10km) e Trecho do Bento Ponteiro (25km). Cada percurso resgata a história dos primeiros caminhos do Planalto Paulista, originados no período da colonização pela coroa portuguesa, ainda no século 17.

Por ali, tropeiros transportavam sal para abastecimento da região. Além disso, a rota também foi utilizada para o transporte clandestino de pedras preciosas, o que chegou a motivar seu bloqueio pelo rei de Portugal à época.

No Caminho do Sal, você estará em meio à Mata Atlântica, poderá tomar banho de rio em águas límpidas, encontrará mirantes, avistará diversos monumentos históricos, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e o primeiro oleoduto do Brasil.

São muitas atrações que possibilitam aos visitantes o entendimento da dinâmica dos deslocamentos durante a exploração colonial do país.

GUIA COMPLETO
É possível acessar a rota por qualquer um dos três municípios. Ela é autoguiada, aberta todos os dias da semana, e não é necessária qualquer inscrição.

Um Guia de Ecoturismo, no formato PDF, com informações detalhadas sobre a rota, contendo mapas, fotos, dados históricos, como chegar e muitas dicas, pode ser acessado neste link.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (11) 2630-4507, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Com informações de agências

Compartilhe!