Roteiros

CPTM anuncia volta do trem turístico, mas só até Paranapiacaba

O Expresso Turístico é um serviço da CPTM criado no ano de 2009 que oferece viagens para a Vila de Paranapiacaba (Santo André), Mogi das Cruzes e Jundiaí.

O passeio é realizado em clássicos e confortáveis vagões produzidos nos anos 60, e que contam com a presença de funcionários da empresa vestidos à caráter, dando a sensação de “volta no tempo”.

GOL recebe currículos para quem quer trabalhar em casa


As viagens foram interrompidas com a pandemia de Covid-19, mas voltarão à ativa no próxima dia 08 de agosto, inicialmente, apenas até Paranapiacaba.

Nas primeiras viagens dessa retomada (08 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro), o Expresso Turístico vai atender quem comprou o bilhete e não usou, nem solicitou reembolso, em razão da interrupção do serviço.

A CPTM estima que serão necessárias treze viagens para atender todos que ainda estão com passagens válidas. Portanto, não haverá venda de bilhete nesse primeiro momento, exceto para a viagem do dia 8 de agosto.

Os bilhetes para aquela data (08/08) devem ser adquiridos, exclusivamente, na Estação da Luz. Não há vendas online.


NOVAS DATAS

Segundo a CPTM, a expectativa é que novas datas sejam disponibilizadas nas próximas semanas, incluindo agenda para outubro e meses seguintes.

Os preços, por enquanto, são os mesmos de antes da pandemia, com tarifas a partir de R$ 50 (ver tabela acima) quando adquiridas na Estação da Luz.

Ainda não há previsão de retomada das vendas no guichê da Estação Celso Daniel, em Santo André.


SOBRE O PASSEIO

O passeio até Paranapiacaba, um dos preferidos dos turistas, tem um percurso de aproximadamente 48 km e duração em torno de 90 minutos.

Durante a viagem é possível curtir um pouco do que resta da vegetação nativa da Serra do Mar e ouvir histórias a respeito das ferrovias paulistas, contadas pelos agentes da CPTM.


COMUNICADO DA EMPRESA

Leia abaixo, na íntegra, o comunicado da CPTM sobre a retomada do Expresso Turístico.

“A partir de 08 de agosto o Expresso Turístico vai retomar as viagens. Inicialmente, o serviço retomará apenas o trajeto para a cidade de Paranapiacaba. Nas primeiras viagens – 08 e 22 de agosto e 5 e 19 de setembro, o Expresso Turístico vai atender àquelas pessoas que compraram o bilhete e não usaram, nem solicitaram reembolso, em razão da interrupção do serviço devido às restrições da pandemia da Covid-19. A CPTM estima que serão necessárias treze viagens para atender todos que ainda estão com passagens válidas. Portanto, não haverá venda de bilhete nesse primeiro momento, exceto para a viagem do dia 8 de agosto, a qual teve baixa procura pelas pessoas que compraram bilhete antes da pandemia. Exclusivamente para a viagem do dia 8 de agosto, os bilhetes podem ser adquiridos na Estação Luz.”

Compartilhe!