O professor de história do Colégio Salvador Arena (antigo Colégio Termomecanica), Antônio Ive Marinheiro, preparou uma lista de sugestões de locais que, além de oferecerem atividades gratuitas ou de baixo custo para toda a família, fazem parte da história da região do Grande ABC, em São Paulo.
Para quem não mora na região, é importante verificar questões como deslocamento entre as cidades e hospedagem em hotéis e pousadas.
Veja abaixo a lista organizada pelo professor!
Parque Estadual Serra do Mar (Estrada Caminho do Mar, Km 42 / SP-148)
O Parque Estadual Serra do Mar está localizado no trecho da serra que compõe a Estrada Velha de Santos.
O local abriga um precioso patrimônio ambiental da Mata Atlântica e um acervo histórico e cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo.
Mais informações: www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm
Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, São Bernardo do Campo)
O parque Chácara Silvestre abriga o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, espaço dedicado à valorização de congada, folia de reis, capoeira, moçambique e vida indígena.
O local também dispõe de um casarão construído na década de 1930 e oferece atrações como playgrounds, pista de caminhada, trilha e ciclovia.
Abre de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita.
Parque Engenheiro Salvador Arena (Av. Caminho do Mar, 2.980, São Bernardo do Campo)
O Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena abriga um dos maiores aquários de água doce do Brasil, com diferentes espécies de peixes.
O local conta com área para atividades físicas, playground, espaço para bicicletas e um teatro de arena.
O espaço leva o nome de um dos maiores empreendedores sociais da região, que contribuiu com a industrialização do Grande ABC e abre todos os dias das 6h às 21h. Entrada gratuita.
Sabina – Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, sem número, Vila Eldizia, Santo André)
A Sabina – Escola Parque do Conhecimento é um complexo educacional criado para democratizar o acesso ao conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico na região.
O local dispõe de um teatro digital e um planetário, onde é possível contemplar a trajetória da vida no tempo e no espaço e a evolução humana como espécie cultural.
Mais informações: sabina.santoandre.sp.gov.br
Cidade da Criança e da TV (Rua Tasman, 301, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo)
O espaço conta com um parque de diversões com túnel do terror, montanha-russa, carrinho de bate-bate, tagadá, teleférico, barco viking, twister, xícara maluca, carrossel, submarino e avião, entre outros.
Além disso, abriga o único espaço no Brasil destinado a divulgar a história da TV brasileira: a Cidade da TV.
Mais informações: www.cidadedacriancasbc.com.br
Festival de Inverno de Paranapiacaba (Dias 29 e 30 de julho)
Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André que surgiu em meados do século XIX com a vinda de imigrantes ingleses para trabalhar na companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que realizava o transporte de cargas e pessoas entre o interior paulista e o porto de Santos.
O Festival de Inverno de Paranapiacaba já existe há mais de 20 anos e foi criado para valorizar os artistas da região e resgatar os símbolos da cidade.
Mais informações: www3.santoandre.sp.gov.br/fip
Com informações das assessorias