Roteiros

5 dicas de passeios turísticos no Grande ABC

O professor de história do Colégio Termomecanica-CTM, Antônio Ive Marinheiro, preparou uma lista de sugestões de locais que além de oferecerem atividades gratuitas ou de baixo custo para toda a família, fazem parte da história da região do Grande ABC, em São Paulo.

Festival de Inverno de Paranapiacaba (Dias 29 e 30 de julho)
Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André que surgiu em meados do século XIX com a vinda de imigrantes ingleses para trabalhar na companhia inglesa de trens São Paulo Railway, que realizava o transporte de cargas e pessoas entre o interior paulista e o porto de Santos.

25 cursos e oportunidades para empreender em casa


O Festival de Inverno de Paranapiacaba está em sua 17º edição e foi criado para valorizar os artistas da região e resgatar os símbolos da cidade.

Mais informações: www3.santoandre.sp.gov.br/fip

Parque Estadual Serra do Mar (Estrada Caminho do Mar, Km 42 / SP-148)
O Parque Estadual Serra do Mar está localizado no trecho da serra que compõe a Estrada Velha de Santos.

O local abriga um precioso patrimônio ambiental da Mata Atlântica e um acervo histórico e cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Mais informações: www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm

Parque Chácara Silvestre (Avenida Wallace Simonsen, 1.800, São Bernardo do Campo)
O parque Chácara Silvestre abriga o Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais, espaço dedicado à valorização de congada, folia de reis, capoeira, moçambique e vida indígena.

O local também dispõe de um casarão construído na década de 1930 e oferece atrações como playgrounds, pista de caminhada, trilha e ciclovia.

Abre de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h. Entrada gratuita.

Parque Engenheiro Salvador Arena (Av. Caminho do Mar, 2.980, São Bernardo do Campo)
O Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena abriga um dos maiores aquários de água doce do Brasil, com diferentes espécies de peixes.

O local conta com área para atividades físicas, playground, espaço para bicicletas e um teatro de arena.

O espaço leva o nome de um dos maiores empreendedores sociais da região, que contribuiu com a industrialização do Grande ABC e abre todos os dias das 6h às 21h. Entrada gratuita.

Sabina – Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, sem número, Vila Eldizia, Santo André)
A Sabina – Escola Parque do Conhecimento é um complexo educacional criado para democratizar o acesso ao conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico na região.

O local dispõe de um teatro digital e um planetário, onde é possível contemplar a trajetória da vida no tempo e no espaço e a evolução humana como espécie cultural.

Mais informações: sabina.santoandre.sp.gov.br

Cidade da Criança e da TV (Rua Tasman, 301, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo)
O espaço conta com um parque de diversões com túnel do terror, montanha-russa, carrinho de bate-bate, tagadá, teleférico, barco viking, twister, xícara maluca, carrossel, submarino e avião, entre outros.

Além disso, abriga o único espaço no Brasil destinado a divulgar a história da TV brasileira: a Cidade da TV.

Mais informações: www.cidadedacriancasbc.com.br

Compartilhe!
  • 3
    Shares