Notícias

Dia da Consciência Negra: veja a lista de cidades que aderiram ao feriado de 20 de novembro

Dia da Consciência Negra é comemorado na data da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

A data foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

O 20 de novembro é feriado em mais de mil cidades brasileira, segundo levantamento da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

A lista abaixo foi divulgada pelo portal Terra.

Alagoas
De acordo com a Lei Estadual n° 5.724 de 1995, todos os municípios do estado de Alagoas têm feriado no Dia da Consciência Negra.

Amazonas
Lei estadual de 2010 institui o dia 20 de novembro como feriado em todos os municípios do Amazonas.

Amapá
Desde 2007 o Estado do Amapá determinou, via lei, que a data é feriado em todas as cidades do Estado.

Bahia
Só três cidades têm lei municipal que termina a data como feriado: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha.

Espírito Santo
Apenas duas cidades têm feriado oficial no dia 20 de novembro: Cariacica e Guarapari.

Goiás
Quatro cidades goianas celebram o Dia da Consciência Negra: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.

Maranhão
Só o município de Pedreiras tem lei municipal que determina 20 de novembro feriado.

Minas Gerais
É feriado Dia da Consciência Negra em 12 municípios mineiros: Além de Paraíba, Belo Horizonte, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim, Uberaba e Uberlândia*.

Mato Grosso do Sul
Somente em Corumbá é feriado oficial.

Mato Grosso
Todas as cidades do Estado, inclusive a capital Cuiabá, têm feriado em 20 de novembro.

Paraíba
Só João Pessoa, capital do Estado, tem o 20 de novembro como feriado.

Paraná
Só duas cidades paranaenses têm feriado oficial no 20 de novembro: Guarapuava e Londrina.

Rio de Janeiro
Uma lei estadual de 2002 determina que o Dia da Consciência Negra seja feriado em todos os 92 municípios, inclusive na capital.

Santa Catarina
Feriado apenas em Florianópolis.

São Paulo
A data está no calendário oficial de 102 municípios: Aguai, Águas Da Prata, Águas De São Pedro, Altinópolis, Americana*, Americo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreúva, Cajeira, Cajobi, Campinas, Campos do Jordão, Canas, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Charqueada, Chavantes, Cordeirópolis, Cruz das Almas, Diadema, Embu, Embu Das Artes, Estância De Atibaia, Florida Paulista, Franca, Franco Da Rocha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guaira, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilhabela, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itararé, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariúna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jaú, Jundiaí, Juquitiba, Lajes, Leme, Limeira, Mauá, Mococa, Olímpia, Paraiso, Paulo de Faria, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rincão, Rio Claro, Rio Grande Da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa Viterbo, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João Da Boa Vista, São Paulo, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumaré, Suzano e Votorantim.

Tocantins
Só Porto Nacional tem lei municipal que determina feriado em 20 de novembro.

Nos estados do Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima, e no Distrito Federal, o 20 de novembro não é feriado em nenhuma cidade, nem mesmo nas capitais.

*Nas últimas semanas, vereadores e moradores das cidades de Americana (SP) e Uberlândia (MG) estão discutindo a continuidade do feriado naqueles municípios. 

Compartilhe!
  • 1.8K
    Shares