Notícias

União Europeia lança hoje o Passaporte Covid; veja quem tem direito

A União Europeia apresentou hoje (18) o chamado Passaporte Covid para facilitar as viagens na alta temporada e apoiar o setor de turismo nos países que formam o bloco. Sendo assim, ele não vale para brasileiros.

Mais do que um documento oficial, trata-se de um aplicativo que certificará que seu titular foi vacinado contra a covid-19 com uma das vacinas autorizadas, deu negativo em um teste de PCR, ou está imunizado, após ter sido contaminado pelo vírus.

GOL recebe currículos para quem quer trabalhar em casa


A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou-se contra a iniciativa, alegando que várias questões éticas podem ser levantadas. A ideia também não agrada países como Alemanha e França, mas se acabar implantado, o passaporte deve entrar em vigor a partir de junho.

Voltando aos brasileiros, estes ainda terão que aguardar um bom tempo antes de poder viajar à Europa. A maioria dos países de lá endureceu as regras para receber visitantes de fora do bloco.


117 PAÍSES JÁ BARRAM BRASILEIROS

Desde o começo do mês de março, o Brasil é o campeão mundial de mortes provocadas pelo novo coronavírus, segundo informações compiladas pelo site Our World in Data, da Universidade de Oxford.

Mesmo assim, ainda há pelo menos 108 países que permitem a entrada de pessoas saídas do Brasil impondo restrições leves ou moderados. As informações foram extraídas do mapa interativo organizado pela plataforma de reservas Skyscanner (veja aqui).

Apesar de haver países com fronteiras abertas para brasileiros, a OMS afirma que viajar durante a pandemia é assumir um risco e, portanto, deve ser evitado. Já o Ministério da Saúde no Brasil orienta que viagens internacionais sejam realizadas apenas em caso de necessidade.

Compartilhe!