Roteiros

Sete razões para visitar Paranapiacaba

Para trocar a correria do dia-a-dia paulistano por um final de semana calmo em uma vila histórica não é preciso programar uma viagem de avião, basta apenas embarcar no Expresso Turístico, que leva os passageiros até Paranapiacaba.

Veja abaixo sete motivos para visitar Paranapiacaba:

1. Expresso Turístico
Para aqueles que buscam uma experiência completa, a viagem que leva os turistas a Paranapiacaba pode ser feita de trem, em uma locomotiva a diesel, com atmosfera dos anos 50. Partindo às 8h30 da Estação da Luz a passagem custa 45 reais para uma pessoa e 75 reais para duas.

2. Estação Ferroviária
A estação de desembarque do Expresso Turístico, Alto da Serra, apresenta um relógio erguido em 1898 que reproduz o icônico Big Ben. Na Estação o turista pode visitar o Museu do Sistema Funicular, que possui em exposição vagões de trem que foram usados para transportar D. Pedro II.

3. Arquitetura Inglesa
Caminhar pelas ruas de Paranapiacaba é como dar um passeio em vilas britânicas. É possível visitar Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba, erguida em 1889, na parte alta da vila.

4. Artesanato
Para os viajantes que gostam de prestigiar e adquirir peças de artesanato é possível visitar vários ateliês. No Ateliê Residência Som da Árvore o visitante pode fazer miniaturas de casas de madeira. Já no Ateliê Residência Francisca é possível comprar bonecos confeccionados de sementes, cordas e couros.

5. Festival do Cambuci
Nos finais de semana de abril é possível participar de um festival voltado ao Cambuci, um fruto típico da Mata Atlântica, no qual várias receitas são preparadas com essa fruta de sabor azedo.

6. Festival de Inverno
Várias atrações musicais e intervenções artísticas visitam a vila nos finais de semana do Festival de Inverno. Cerca de 100.000 turistas participam todo ano e nem mesmo a chuva ou a névoa tiram a animação da vila que se transforma em um museu a céu aberto.

7. Trilhas
Para os iniciantes em trilhas, a Trilha da Pontinha tem um quilômetro de extensão, na qual os aventureiros podem se maravilhar com belas paisagens e piscinas naturais ao longo do percurso. Para experientes, a Trilha do Mirante tem cerca de 1900 metros de estrada de pedra íngreme, mas no final a recompensa é avistar o litoral de São Paulo.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.