Roteiros

CPTM prepara trem turístico entre São Paulo e outras três cidades paulistas

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou estudos para criar uma linha do expresso turístico para ligar São Paulo e a Baixada Santista.

Vale lembrar que o último trem de passageiros que desceu a Serra do Mar em direção a Santos completou sua viagem há mais de 40 anos.

Escola de idiomas oferece aulas grátis de inglês


O projeto atual prevê a saída do comboio da Estação da Luz, em São Paulo, com a chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, no porto santista.

As primeiras viagens de teste foram realizadas com sucesso e contou com a participação de engenheiros da companhia e autoridades do governo paulista.

O trajeto sem paradas deve durar cerca de 1h30. O preço da passagem ainda está em discussão, podendo ficar entre R$ 15 e R$ 20, segundo notícia publicada pelo G1 nesta quarta-feira (26).

A expectativa dos responsáveis pelo projeto é que o trem até Santos entre em operação comercial no próximo verão, interligado ao VLT daquela cidade.

Se tudo der certo, esta será a quarta linha do expresso turístico da CPTM, que hoje oferece roteiros até Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba (saiba mais aqui).

O percurso até Santos deve ser o mesmo da linha de Paranapiacaba, a vila histórica de Santo André, com a adição de outros três carros aos dois que compõem o comboio atual.

Outras cidades
Nas redes sociais, o governador João Doria afirmou que outros trens que deve ligar São Paulo a cidades como Americana, Sorocaba e a região do Vale do Paraíba.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a etapa mais avançada do projeto estaria entre São Paulo e Americana. “A secretaria está em tratativas com o governo federal desde janeiro para estabelecer um cronograma em relação à cessão da ferrovia entre Jundiaí e Americana, pois o percurso pertence à União”, informou o órgão por meio de nota encaminhada à revista Veja.

Compartilhe!