Roteiros

5 lugares para fazer um bate-volta em SP no fim de semana

Muita gente que mora na Grande São Paulo, por exemplo, não abre mão das funcionalidades que a região oferece.

É tanta agitação que tem hora que dá vontade de fugir para um lugar mais tranquilo.

Para facilitar a vida de todo mundo, reunimos abaixo cinco dicas de cidades turísticas, bem próximas, para quem tem pouco tempo de fugir da rotina corrida.

Vale lembrar que o ideal é consultar a distância, simular os gastos com combustível (ou passagens) e alimentação para não ter surpresas.

Muitas das dicas abaixo permitem um passeio curto, um verdadeiro bate-volta, mas para curtir mesmo o lugar, considere se hospedar de um dia para o outro.

Paranapiacaba / Santo André
Quem está procurando um lugar tranquilo para passear não precisa ir muito longe. Com um toque britânico, a charmosa Vila de Paranapiacaba, em Santo André, está localizada no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar.

Quem não quiser ir de carro, tem a opção de acesso por meio de trem da CPTM (saiba mais aqui). Aos domingos, é possível viajar pelo Expresso Turístico da CPTM que sai da Estação Luz.

A Vila surgiu a partir da ocupação inglesa na Serra do Mar para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no final do Século 19. O local é uma boa opção para os amantes da natureza e também de história.

Veja dicas de pousadas e hospedarias em Paranapiacaba neste link.


São Roque
Outra boa opção para quem pretende ir e voltar no mesmo dia é São Roque. A apenas 70 quilômetros da região metropolitana, a cidade conserva os ares de interior. No inverno, um bom vinho é a pedida ideal para aproveitar o clima gelado.

Quem vai com crianças no fim de semana pode aproveitar o Ski Mountain Park e a Fazenda Angolana. O parque conta com pista artificial de esqui e outras atividades. Já na fazenda, os pequenos podem entrar em contato com a natureza e com animais.

Para os adultos, todos os anos, durante a primavera, São Roque sedia a maior festa do Estado voltada aos admiradores da alcachofra e vinhos. São preparados diferentes pratos com base na flor que se destacou na cidade e, como não poderia faltar, são servidas rodadas de vinhos para degustação.

Veja dicas de hotéis e pousadas em São Roque neste link.


Holambra
Um pedacinho da Holanda no Brasil. Assim é a cidade que fica a pouco mais de 130 quilômetros de São Paulo, também conhecida pelo cultivo de flores

Para quem não sabe, o projeto inicial dos imigrantes holandeses, responsáveis por povoar Holambra, era fazer da região a maior produtora de leite, e não de flores. A troca, idealizada pelos brasileiros e holandeses, deu certo. Hoje, a cidade é a principal exportadora do Brasil.

Outro destaque é o moinho “Povos Unidos”, o maior da América Latina, construído com as mesmas características dos moinhos da Holanda do Sul.

Veja dicas de hotéis e pousadas em Holambra neste link.


Embu
Localizada a apenas meia hora da capital paulista, Embu das Artes encanta por suas ruas de paralelepípedos e construções arquitetônicas típicas dos tempos do Brasil Colônia.

Conhecido pela famosa feira de arte e artesanatos, realizada desde a década de 1960, o município recebe milhares de visitantes todos os fins de semana em busca de arte, cultura, lazer e boa gastronomia.

Quem pretende ir de metrô ou ônibus, é recomendável descer na estação Campo Limpo, da linha 5-Lilás (Capão Redondo – Santo Amaro). De lá, sai o ônibus intermunicipal com o letreiro Embu Centro.

Veja dicas de hotéis e pousadas em Embu neste link.


Santos
A cidade mais conhecida do litoral de São Paulo oferece, além de toda a extensão da praia, uma série de opções de lazer.

Entre elas, está o Aquário de Santos, criado em 1945, e que reúne diversas espécies da fauna marinha para uma vista que encanta crianças e adultos.

Os amantes do futebol não podem deixar de visitar o Museu Pelé, que reúne boa parte do acervo pessoal do Rei, incluindo fotos raras, camisas históricas, entre outros itens.

Outra opção é o Museu do Café, instalado no edifício da Antiga Bolsa Oficial do Café, que apresenta ao visitante toda a trajetória da iguaria no Brasil e no mundo, com opções para degustação e compra.

Veja dicas de hotéis e pousadas em Santos neste link.

Compartilhe!